• Home/
  • Notícias/
  • Salvador/
  • Salvador vai receber lideranças mundiais em reunião de Grupo de Trabalho do G20
Salvador

Salvador vai receber lideranças mundiais em reunião de Grupo de Trabalho do G20

Evento acontecerá entre os dias 27 e 29 de maio

Por Da Redação
Ás

Salvador vai receber lideranças mundiais em reunião de Grupo de Trabalho do G20

Foto: Valter Pontes/ Secom

Salvador vai sediar a 3ª Reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Desenvolvimento do G20, entre os dias 27 e 29 de maio, no Centro de Convenções, na Boca do Rio. O evento reunirá lideranças de todo o mundo para discutir as ações dos países-membros em relação à Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O plano global, adotado em 2015, traz 17 objetivos e 169 metas que os governos devem cumprir para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir prosperidade até o ano de 2030.

O prefeito da capital baiana, Bruno Reis, vai participar da abertura das discussões do GT, às 9h de segunda-feira (27). Também estão previstas as presenças do embaixador Maurício Lyrio, que atua como emissário do Brasil para a organização do G20; do embaixador Ruy Pereira, diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC); e de outros representantes do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil e de governos estrangeiros.

Esta é a primeira vez que o Brasil preside o G20, grupo que reúne os 19 países de maior economia do planeta além da União Europeia, da União Africana e convidados. Salvador foi escolhida como uma das cidades-sede do evento, que é organizado pelo MRE. Além dessa reunião, a capital baiana vai receber o Grupo de Trabalho de Saúde, de 2 a 6 de junho, e a Reunião Ministerial de Cultura, de 4 a 6 de novembro. O credenciamento de imprensa está aberto desde terça-feira (21) e segue até o dia de início do evento pelo site do G20.

Para Nathália Peixoto, chefe do Escritório de Cooperação Internacional, vinculado à Secretaria de Governo da Prefeitura de Salvador, esse será um momento importante para a capital baiana. “Teremos a representação das 20 maiores economias do mundo, discutindo aqui temas relacionados à inclusão das mulheres e de outros grupos minoritários em políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento sustentável e relacionados também à redução das desigualdades, que é um tema que a cidade vem trabalhando muito fortemente”, afirma.

Ela lembra que a administração municipal tem um grande compilado de ações em prol do desenvolvimento. “É importante trazer essas ações para o contexto, destacando a posição de Salvador na produção de políticas públicas que são eficientes e inovadoras e que trazem impactos diretos para o cidadão soteropolitano”, complementou.

Líder do setor de governança do Escritório de Cooperação Internacional, Klaus Antônio Jovita considera essa uma grande oportunidade para apresentar para o mundo as ações que Salvador vem fazendo ao longo dos anos. “É um encontro que vai colocar Salvador no radar e dar um destaque maior às nossas iniciativas. Conseguimos trabalhar para que a cooperação possa melhorar ainda mais a infraestrutura e a capacidade da cidade”, disse.

Durante o encontro, quatro estudos serão apresentados: um relatório sobre políticas de inclusão para Mulheres e Grupos Marginalizados, desenvolvido pelo Banco Mundial; um relatório sobre o combate à pobreza infantil e às desigualdades por meio de políticas inclusivas, preparado pela Unifec; um relatório sobre a redução das desigualdades raciais no mundo do trabalho, produzido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); e um relatório sobre o custo das desigualdades, desenvolvido pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).

A ideia é que os estudos possam ser mandatados na reunião de Ministros do Desenvolvimento do G20, que acontecerá em 22 e 23 de julho no Rio de Janeiro, para serem apresentados durante a Cúpula Social do G20, de 14 a 16 de novembro, no Rio de Janeiro, que reunirá a sociedade civil, às vésperas da Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do G20.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário