Iniciativa Negra debate luta antimanicomial e cuidado em liberdade em Salvador
Edição especial do Boteco Brasileiro de Política de Drogas acontece na próxima sexta (25), no Pelourinho
Foto: Divulgação
Em referência ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado no dia 18 de maio, a Iniciativa Negra realizará, na próxima sexta-feira (24), uma nova edição do Boteco Brasileiro de Política de Drogas - Especial Cidades, que discutirá o tema "Pelo Cuidado em Liberdade”. O evento aberto ao público vai acontecer às 18h30, no Armazém do Campo, Pelourinho, em Salvador.
Segundo os organizadores, o encontro vai reunir especialistas e ativistas de direitos humanos para analisar a importância de um sistema de saúde mental que priorize a autonomia e a inclusão social das pessoas, em oposição à lógica punitivista e de internação prolongada.
O debate deve abordar questões como:
- Desinstitucionalização e a substituição de modelos de cuidado, baseados na internação prolongada, por serviços de saúde mental comunitários;
- a defesa dos direitos humanos, garantindo que pessoas portadoras de transtornos mentais e usuárias de drogas sejam tratadas com dignidade e respeito e sensibilidade da sociedade;
- e a conscientização da importância sobre o cuidado em liberdade e redução do estigma associado aos transtornos mentais e ao uso de substâncias.
Estão confirmadas as presenças de Luciene Santana, pesquisadora em segurança pública e políticas sobre drogas e diretora de Prevenção e Redução de Riscos e Danos da Suprad/Seades; André Araújo, pedagogo e educador popular, coordenador de equipe multidisciplinar do Centro de Referência Integral de Adolescentes (Cria); Jamile Soares, assistente social e especialista em atenção integral ao consumo e consumidores de álcool e outras drogas, também supervisora de campo do Caps AD Gregório de Matos; e Diego Lima, psicólogo, educador social, cofundador e coordenador da Biblioteca Comunitária Zeferina Beiru.
Como mediador do bate-papo está Dudu Ribeiro, especialista em segurança pública e cofundador da Iniciativa Negra. Após a roda de conversa, o evento prevê uma apresentação do Samba de Oyá, grupo de samba de roda formado por mulheres negras, encerrando a noite de celebração.