Salvamar alerta para riscos de banho de mar em áreas sem sinalização em Salvador
Seguem buscas por jovens desaparecidos
Foto: Reprodução / TV Bahia
Equipes do Corpo de Bombeiros e do Salvamar seguem em busca dos jovens Henri Erique Bacelar, de 16 anos, e Sidnei Santana, de 19, que estão desaparecidos desde domingo (25), após entrarem na água nas praias e Piatã e Itapuã. O coordenador da Salvamar, Helenilton Gonçalves, alerta sobre os perigos do banho de mar nesta época do ano.
Ele afirma que há uma grande incidência de corrente de retorno, que pode arrastar o banhista para o fundo do mar e impedir o retorno para a parte mais rasa.
“A corrente de retorno nada mais é que um fluxo muito grande do mar aberto que traz uma corrente forte, e ela bate na terra e volta. Assim, ela leva a vítima e a ela não consegue voltar. Então, a gente pede que sempre que chegar à praia, procure um profissional especializado, um salva-vidas, e veja se pode tomar um banho seguro”, explicou.
Segundo o coordenador, para evitar acidentes, as pessoas devem respeitar as sinalizações na praia, como as bandeiras que apontam áreas mais perigosas, e sigam a recomendação dos salva-vidas.
O Salvamar conta com cerca de 240 profissionais, que trabalham desde a praia do Jardim de Alah até Ipitanga. Eles atuam na prevenção de acidentes e prestam socorro em casos de afogamento.
O coordenador disse ainda que desde o último fim de semana, parte das equipes estão mobilizadas no resgate aos dois jovens desaparecidos em Piatã em Itapuã.
“Estamos dividindo o grupamento náutico em duas turmas: uma fica na Rua K (em Piatã) procurando Sidnei, que desapareceu lá, e a outra fica em Piatã. Temos também mergulhadores fazendo uma varredura por debaixo da água, porque do jeito que a maré está perigosa, a corrente de retorno vem com fluxo muito grande do mar aberto e leva a vítima até os arredores do Jardim de Alah”, detalhou Helenilton.
Conforme Helenilton, as duas famílias estão acompanhando os trabalhos, que são iniciados às 7h e seguem até o final da tarde.