Sandro Régis critica aumento de ICMS para compras internacionais: ‘sanha incontrolável de arrecadação do PT’
Segundo o deputado, Jerônimo Rodrigues não levou em conta o período de alta nos preços

Foto: Divulgação/ALBA
O deputado estadual Sandro Régis (União Brasil) criticou o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), pelo aumento da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre compras internacionais, que passou de 17% para 20%. A medida entra em vigor nesta terça-feira (1º) e encarece a compra de produtos em lojas como Shopee, Shein e AliExpress, conhecidas por preços mais acessíveis.
"Já estamos vivendo um período de alta nos preços, com alimentos cada vez mais caros, e mesmo assim o PT não diminui essa sanha incontrolável de arrecadação", criticou o parlamentar.
Sandro destacou ainda que, ao contrário da Bahia, outros 17 estados decidiram não elevar a alíquota do ICMS sobre compras internacionais, apesar da recomendação do Conselho Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) para o reajuste.
“Lembrando que o governo federal retirou em agosto do ano passado a isenção de imposto de importação para compras de até US$ 50. Ou seja, estamos vendo numa ação coordenada do governo federal e do governo estadual tirando tudo que pode das pessoas. É no mínimo lamentável”, concluiu.