• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Santa Dulce dos Pobres recebe título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Católica de Brasília
Brasil

Santa Dulce dos Pobres recebe título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Católica de Brasília

Irmã Dulce receberá a homenagem "por seu amor aos mais empobrecidos e pela luta em prol da dignidade humana", diz a universidade

Por Da Redação
Ás

Santa Dulce dos Pobres recebe título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Católica de Brasília

Foto: Reprodução/João Souza - G1

A Santa Dulce dos Pobres recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Católica de Brasília (UCB), nesta terça-feira (5), no Campus Taguatinga.

Recentemente canonizada, Santa Dulce dos Pobres receberá a homenagem "por seu amor aos mais empobrecidos e pela luta em prol da dignidade humana", diz a universidade. Ela será representada na cerimônia pela Irmã Maria do Livramento.

O reitor da UCB, Jardelino Menegat, explica que a instituição quer dar destaque especial às pessoas da Igreja que contribuíram e continuam a contribuir com a transformação social, seja por meio do conhecimento e/ou da promoção da pessoa humana.

O título

Honoris Causa é uma expressão em latim usada atualmente como um título honorífico, que significa "por causa de honra". É utilizado quando uma universidade de prestígio deseja conceder um título de honra para uma personalidade de grande destaque ou importância por seu trabalho, virtude ou mérito.

Isto é, a pessoa agraciada com o título atingiu um alto nível de reconhecimento profissional e de feitos significativos a ponto de ser considerado grau honorário de doutor. Um doutor honoris causa recebe igual tratamento e privilégios que aqueles que obtêm um doutoramento acadêmico.

Santa Dulce

Irmã Dulce foi declarada venerável pela Congregação para as Causas dos Santos do Vaticano em 21 de janeiro de 2009, deixando-a mais próxima da beatificação. Em 9 de junho de 2010 seu corpo foi exumado, velado e sepultado novamente, como último estágio do processo.

No mesmo ano, teve seu primeiro milagre reconhecido pela recuperação de uma mulher que havia sido desenganada pelos médicos após sofrer hemorragia durante o parto.

No dia 22 de maio de 2011, Irmã Dulce foi beatificada em Salvador e passou a ser reconhecida como Bem-Aventurada Dulce dos Pobres. Em 13 de maio de 2019, o Vaticano reconheceu um segundo milagre da Irmã, a cura de uma pessoa cega.

Com isso, a beata poderia ser canonizada, recebendo o nome de Santa Dulce dos Pobres. Quase dois meses depois, em 1º de julho, a Santa Sé oficializou a data da canonização: 13 de outubro de 2019, no Vaticano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário