São João: alunos de escola de Salvador preparam bolo de milho em Cozinha Experimental!
Aos detalhes...
Foto: Divulgação Assessoria
O mês de junho chegou e as escolas já entraram no clima para celebrar o São João. No Colégio Vitória-Régia, situado no bairro do Cabula, em Salvador, o dia 17 marca o início oficial dos festejos com o Salão Junino, que é um “arraiá” que reúne forró, quadrilha, comidas típicas e muitas brincadeiras da época. Mais do que uma festa junina, o evento tem como missão a valorização da rica cultura nordestina. Mas, antes disso, já no dia 14 de junho, os alunos do 1º ano da instituição vão para a Cozinha Experimental colocar a mão na massa no preparo de um tradicional bolo de milho, sob a supervisão de uma professora. Mas, afinal, o que é a Cozinha Experimental e qual a finalidade dessa atividade?
“Trata-se de um projeto que tem a proposta de levar a criança para um ambiente diferente da sala de aula para aprender conteúdos novos e lúdicos, através do contato com os ingredientes de cada prato. Essa prática permite que o estudante tenha noções incríveis de uma aprendizagem multidisciplinar, como quantidade, proporções, medidas, gêneros textuais (receitas), etc. Além disso, também proporciona o desenvolvimento de outras noções, como o trabalho em equipe, memória e as habilidades sociais, sem falar que enriquece o vocabulário”, explica a orientadora educacional do Vitória-Régia, Solange Argollo. Ela complementa esclarecendo que, como estamos no período junino, nada mais oportuno do que ensinar as crianças a prepararem esse prato, que é o queridinho de muita gente nessa época do ano.
A orientadora ainda conta que na aula de culinária para crianças é possível estimular outros campos do processo pedagógico, como o aperfeiçoamento da coordenação motora e sensorial, já que as crianças lavam, misturam e cortam ingredientes diversos, como sentem o cheiro e consomem os pratos preparados por elas mesmas. “A vida saudável é outro ponto que é explorado nessas aulas práticas, já que os alunos também aprendem de onde vem cada alimento e a importância do consumo de produtos mais saudáveis e naturais”, conclui Solange Argollo.