São Paulo descarta candidatura do Pan-Americano de 2031; cidade vai apoiar Rio-Niterói como sede
Prefeitura emitiu uma nota confirmando a desistência na última quinta (17)
Foto: Rafael Bello/COB
A cidade de São Paulo emitiu uma nota, na noite de quinta-feira (17), declarando apoio à candidatura Rio-Niterói e desistindo a capital paulista como sede dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031.
Com isso, no dia 29 de janeiro, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) vai organizar uma assembleia para confirmar se o Rio de Janeiro e o Niterói serão os representantes do Brasil para a disputa de sede.
Com cada país podendo indicar uma cidade candidata, São Paulo demonstrou interesse em outubro de 2024. No entanto, a Prefeitura da cidade, com o Governo do Estado, emitiu uma nota desistindo de sediar o evento.
Confira a nota abaixo:
A Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado de São Paulo decidiram apoiar a candidatura das cidades do Rio de Janeiro e de Niterói como sede dos jogos Panamericanos, em 2031. A decisão, tomada em comum acordo com o governo do Rio e as prefeituras do Rio de Janeiro e de Niterói, tem como base a relevante infraestrutura disponível das duas cidades – Rio de Janeiro sediou as Olimpíadas em 2016. O objetivo agora é trabalhar conjuntamente para que os jogos Panamericanos venham para o Brasil.
Dentro da disputa nacional, a cidade vencedora será indicada à Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa) até 31 de janeiro, com a sede anunciada em agosto. Além de Rio/Niterói, apenas Assunção manifestou o interesse público em sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031.