• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • São Paulo tem alerta para incêndios florestais em todo o estado; temperaturas devem atingir 33 °C
Brasil

São Paulo tem alerta para incêndios florestais em todo o estado; temperaturas devem atingir 33 °C

Semana será de calor intenso e baixa qualidade do ar; oito cidades têm focos de incêndios ativos

Por Da Redação
Ás

São Paulo tem alerta para incêndios florestais em todo o estado; temperaturas devem atingir 33 °C

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

A Defesa Civil do estado de São Paulo renovou até esta terça-feira (10) o alerta de risco elevado para incêndios em todo território estadual. Oito cidades têm focos ativos.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), as temperaturas continuarão em elevação nos próximos dias, com queda da umidade relativa do ar, atingindo níveis críticos, abaixo dos 35%.

Ao todo, 15 pessoas já foram presas por queimadas em vegetação no estado. A Polícia Civil de São Paulo informa que não há relação entre as ações. “Não podemos mais tolerar práticas como queimar lixo, limpar terreno com fogo, jogar bituca de cigarro no mato”, afirmou a Defesa Civil, em nota.

Na região metropolitana de São Paulo, as temperaturas poderão chegar amanhã (10) aos 33 graus Celsius (ºC). Já a umidade relativa do ar deverá ficar abaixo dos 35%.

No boletim divulgado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) às 17h, das 22 estações de monitoramento instaladas na capital paulista, dez indicavam qualidade do ar “muito ruim”, dez mostravam “ruim” e apenas duas registravam qualidade “moderada”.

A cidade liderou o ranking de cidades com pior qualidade de ar do mundo. O site suíço IQAir, que calcula o índice, deu a nota 160 para a capital paulista. De acordo com o site, de 0-50, a avaliação é boa; de 51-100, moderada; de 101-150, insalubre para grupos sensíveis; de 151-200, insalubre; de 201-300, muito insalubre; e de 301 para cima, perigoso.

De acordo com dados do Governo de São Paulo, o número de focos de calor cresceu 386% entre janeiro e agosto deste ano, na comparação com 2023. Desde que a chamas se agravaram no fim de agosto, cerca de 8.049 propriedades rurais foram afetadas pelas queimadas em 317 municípios.

De agosto à primeira semana de setembro, a cidade de São Paulo registrou 1.523 notificações por síndrome respiratória aguda gravee 76 mortes, em decorrência do problema, segundo a Secretaria Municipal da Saúde.

Desde o início do ano, o estado de São Paulo registrou 121.322 queimadas, sendo mais da metade - 72.616 - registrada apenas em agosto. O número é quase o dobro do ano passado, quando 36.476 incêndios foram capturados pelos satélites.

Segundo o Programa Queimadas, estima-se que mais 113 mil quilômetros quadrados de vegetação nativa tenha sido destruído, de janeiro a julho deste ano, em todo o país. A extensão é equivalente a 15,8 mil campos de futebol.

Leia também:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário