Satélite 'morto' da Nasa vai colidir com a Terra nesta quarta (19)
Risco de alguém ser atingido é de 1 em 2.467
Foto: Divulgação/Nasa
Militares dos Estados Unidos afirmam que o satélite 'morto' da Nasa, chamado de RHESSI, vai colidir com a Terra nesta quarta-feira (19). As expectativas oficiais apontam que a espaçonave, que pesa cerca de 300 kg, deve entrar em contato com o planeta por volta das 22h30 (horário de Brasília). Há, no entanto, uma margem de erro de 16 horas para mais ou para menos. A Nasa não revelou qual será a zona de impacto do satélite.
A nave de geração de imagens de energia solar apostada vai entrar na atmosfera da Terra 21 anos depois do seu lançamento e cinco depois de ter sido desativada. Segundo a Nasa, o risco de danos às pessoas existe, apesar de pouco. A chance de alguém ser atingido pelo satélite é de aproximadamente 1 em 2.467.
A RHESSI foi lançada a bordo de um foguete Pegasus XL da Orbital Sciences Corporation com a missão de obter imagens dos elétrons de alta energia que carregam grande parte da energia liberada nas explosões solares. Durante a sua missão, ela registrou, segundo a Nasa, mais de 100 mil eventos de raios-X.