Mundo

Satélites quase colidem enquanto passavam sobre os EUA

O incidente ocorrido na quarta (29) envolveu dois satélites que estão fora de operação

Ás

Satélites quase colidem enquanto passavam sobre os EUA

Foto: Reprodução/ Twitter

O incidente ocorreu às 23h39, a cerca de 900 quilômetros acima da cidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, após especialistas anunciarem que havia um risco de impacto entre 1% e 5%, considerado alto pela comunidade espacial. 

Esse tipo de colisão entre satélites não controlados, além de raros, representam um perigo porque geram milhares de fragmentos que podem destruir ou danificar satélites que estão em operação. Em 2009, quando o satélite de comunicação ativo Iridium 33 e o satélite militar russo desativado Cosmos 2251 colidiram, milhares de fragmentos de mais de 10 cm voaram poluindo as órbitas de outros equipamentos.

Segundo o porta-voz do Comando Espacial dos EUA, o telescópio espacial IRAS, lançado em 1983 e o satélite experimental americano GGSE-4 de 1967, viajavam em órbitas opostas quando se colidiram. O telescópio de uma tonelada era um projeto conjunto da Nasa junto com o Reino Unido e a Holanda cuja operação durou dez meses. 

Já o satélite experimental americano foi lançado pela Força Aérea dos Estados Unidos tem 18m de altura, pesa 85 kg e possui 60 cm de largura, além de se mover na vertical. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.