Saúde lança campanha para combater epidemia de dengue após aumento de casos
Brasil já registrou 899.555 casos prováveis de dengue e 333 mortes só neste ano de 2023
Foto: Divulgação/Fiocruz
Após aumento no número de casos de dengue e outras arboviroses, o Ministério da Saúde criou um Centro de Operações de Emergências (COE) para responder ao cenário. No fim do mês, a pasta apresentou uma série de estratégias a representantes de estados e municípios que podem ser implementadas nos próximos meses.
O ministério lançou a Campanha Nacional para Controle da Dengue, Zika e Chikungunya. De acordo com o informe semanal mais recente divulgado pela pasta, em 28 de abril, o Brasil já registrou 899.555 casos prováveis de dengue e 333 mortes só neste ano de 2023. O número de casos é 30% maior que no mesmo período do ano passado.
Segundo a pasta, o “número de casos prováveis de dengue no Brasil em 2023 ultrapassou o limite máximo esperado, considerando a série histórica”. Os estados com maior incidência são Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Acre e Rondônia.
Os arbovírus são doenças disseminadas por artrópodes, como mosquitos. No Brasil, os mais frequentes são os transmissão pelo Aedes aegypti: dengue, zika e chikungunya.