• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Seap determina intervenção e afasta direção de presídio na Bahia após fuga de 16 detentos da unidade

Seap determina intervenção e afasta direção de presídio na Bahia após fuga de 16 detentos da unidade

Caso aconteceu no presídio de Eunápolis; medidas têm como objetivo garantir a imparcialidade nas investigações

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Seap determina intervenção e afasta direção de presídio na Bahia após fuga de 16 detentos da unidade

Foto: Hildazio Santana - Nucom/Seap

A diretora, o diretor adjunto e o coordenador de segurança do Conjunto Penal de Eunápolis, localizado no extremo sul da Bahia, foram afastados dos cargos por 30 dias, após a fuga de 16 detentos, na quinta-feira (12). Além da intervenção administrativa na unidade, foi determinada a instauração de uma sindicância.

A decisão foi divulgada na manhã deste sábado (14), pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). Segundo o secretário José Castro, as medidas têm como objetivo garantir a imparcialidade nas investigações.

A fuga aconteceu por volta das 23h de quinta e contou com a ajuda de um grupo fortemente armado, que invadiu a unidade prisional e trocou tiros com os agentes de segurança. Na sexta-feira (13), um dos suspeitos da invasão morreu em confronto com a Polícia Civil e outro foi preso. Nenhum deles teve a identidade revelada. O homem preso confessou, durante interrogatório, que receberia R$ 5 mil por participar da ação.

O objetivo da ação era libertar o chefe da facção criminosa Primeiro Comando de Eunápolis, Ednaldo Pereira Souza, conhecido como Dada. Os outros 15 detentos libertados também fazem parte da mesma facção criminosa. Até a publicação desta reportagem, nenhum deles foi localizado. Veja abaixo as identidades dos procurados:

1. Edinaldo Pereira Souza, conhecido como Dada;
2. Sirlon Riserio Dias Silva, conhecido Saguim;
3. William Ferreira Miranda;
4. Idario Silva Dias, conhecido como Darinho;
5. Isaac Silva Ferreira;
6. Thiago Almeida Ribeiro, conhecido como Pirata;
7. Romildo Pereira dos Santos, conhecido como Rô;
8. Altiere Amaral de Araújo, conhecido como Leleu;
9. Anailton Souza Santos, conhecido como Nino;
10. Fernandes Pereira Queiroz;
11. Giliard da Silva Moura, conhecido como Saruê;
12. Rubens Lourenço dos Santos, conhecido como Binho Zoião;
13. Valtinei dos Santos Lima, conhecido como Dinei;
14. Anderson de Oliveira Lima, conhecido como Magão;
15. Geifson de Jesus Souza, conhecido como Geu e Bode;
16. Mateus de Amaral Oliveira.

Eles estavam no pavilhão B do Conjunto Penal, perfuraram o teto de uma cela e usaram uma "teresa" - corda artesanal formada por lençóis - para fugir pela lateral do alambrado.

Conforme a Seap, essa foi a primeira vez que uma unidade prisional da Bahia foi invadida. A pasta informou que está trabalhando de forma integrada com a Secretaria de Segurança Pública, prestando todo apoio à Polícia Civil nas investigações e à Polícia Militar.

Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) se manifestou, ressaltando que as forças policiais atuam de forma integrada com a Seap, com o objetivo de recapturar os fugitivos.

Veja as fotos dos detentos foragidos: 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário