Secretaria da Saúde descarta caso suspeito de varíola dos macacos em Salvador
Informação foi confirmada na manhã desta quinta-feira (16)
Foto: Agência Brasil
A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) descartou, na manhã desta quinta-feira (16), o caso suspeito de varíola dos macacos que era investigado em um paciente de Salvador. O caso foi monitorado pelos centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da capital baiana e do estado. O resultado foi divulgado pelo laboratório de referência nacional.
De acordo com a Sesab, a suspeita começou após um morador da capital baiana apresentar três sintomas da doença causada pelo vírus Monkeypox: febre alta de início súbito, adenomegalia e erupção cutânea. Ele segue internado em um hospital da rede privada.
Monkeypox é uma zoonose viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980. A doença cursa com febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. A infecção viral já se espalhou por mais de 30 países, incluindo o Brasil. O primeiro caso de varíola dos macacos no país foi confirmado na cidade de São Paulo.