Secretária de Desenvolvimento Urbano explica importância e prazo de entrega do VLT: 'vai trazer a modernidade total na mobilidade do país'
Nesta segunda-feira (16), a secretária da Sedur e o governador Jerônimo Rodrigues estão vistoriando as obras do primeiro trecho do VLT
Foto: Farol da Bahia
A secretária estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Jusmari Oliveira, explicou ao Farol da Bahia, durante uma vistoria às obras do Veículo Leve de Transporte (VLT), nesta segunda-feira (16), a importância desta integração na mobilidade urbana dos baianos. Ela também disse que além de transformar o transporte, a obra também apresenta uma melhoria na economia do estado, oferecendo mais empregos aos trabalhadores.
"A obra do VLT de Salvador e da Região Metropolitana, ou, carinhosamente falando o 'VLT do Subúrbio', é uma obra de uma importância indizível. Primeiro, é a obra que vai trazer a modernidade total na mobilidade urbana do país, principalmente, para a primeira capital do país que é Salvador e a sua Região Metropolitana. É uma das maiores obras civis acontecendo hoje no país. Trazendo uma empregabilidade enorme, estamos com mais de 400 funcionários diretos trabalhando na obra. Portanto, um aquecimento na economia do estado", explicou a secretária.
Jusmari afirma que o VLT é "a marca da modernidade e do compromisso do governo Jerônimo Rodrigues de dar o melhor para os baianos e baianas".
"É importante citar que a obra do VLT vem para se integrar ao sistema metroviário metropolitano de Salvador/Lauro de Freitas. Então, essa complementação e essa integração desse sistema com outro sistema, vai dar para à nossa capital e para nossa região Metropolitana a maior modernidade, o maior sistema de mobilidade do Brasil, a maior segurança no ir e vir das pessoas e, acima de tudo, uma melhoria na qualidade de vida de todos os baianos e as baianas", complementou.
Além disso, outro fator que Jusmari ressalta é a sustentabilidade que o VLT promete trazer para a Bahia.
"As pessoas que virem de todo o estado chegarão no complexo Águas Claras de ônibus do interior, elas poderão descer no sistema metroviário, poderão do metrô ir para o VLT, ou do VLT, ir para o metrô. Enfim, ir para onde elas quiserem de forma moderna, segura, e acima de tudo, esse sistema traz a sustentabilidade, tão visada na atualidade por todos."
Jusmari também contou que a conclusão total será em 2028, mas ela pretende que em 2026 o primeiro trecho, que eles estão vistoriando nesta segunda-feira, tenha a operação assistida.
"A sua conclusão total só em 2028, mas o trecho 1, onde nós estamos vistoriando hoje, são 16 km, e é exatamente o trecho do antigo trem e do primeiro projeto de VLT. Então, desses 16km, nós já estamos em obra total, na extensão de 12km. As obras estão a todo vapor, dentro da nossa previsibilidade, com toda segurança que uma obra dessa deve ter, mas com agilidade total", afirmou a secretária.
"É o trecho 1 que vai da calçada à Ilha de São João, nós queremos estar com a operação assistida em 2026. Em 2025 chegarão os trens que estão em Hortolândia, São Paulo, sendo revisados, tendo a sua capacidade técnica e funcional restabelecida", completou.