Secretaria de Segurança Pública da Bahia reforça policiamento em Jequié após caso de duplo homicídio no fim de semana
O município de Jequié foi destaque em casos de chacina na Bahia, segundo estudo divulgado no final do ano passado
Foto: Divulgação/Prefeitura de Jequié
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) divulgou, no último domingo (5), que vai reforçar o policiamento na cidade de Jequié, localizada no sudoeste baiano. A ação tem o intuito de aprimorar o combate às facções envolvidas com tráficos de drogas e armas, homicídios, roubos e corrupção de menores.
O órgão não detalhou a motivação da iniciativa. De acordo com a pasta, as ações serão lançadas através das Polícias Militar e Civil, além da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). A ação tem o objetivo de identificar e localizar líderes de grupos criminosos, apreender armas e drogas. A Seap atuará com a SSP de forma conjunta no sistema prisional.
A SSP ainda informou que a PM deve lançar uma nova edição da "Operação Hórus" e somará esforços com as Companhia Independente de Policiamento Especializado, popularmente conhecidas como "Caatingas".
A Polícia Civil deve ampliar as ações de inteligência com o reforço de equipes da Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação do Departamento de Polícia do Interior (Depin) e do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Duplo homicídio no fim de semana
Ainda no domingo, um casal foi encontrado morto a tiros no condomínio residêncial Mandacaru 2. Policias Militares foram chamados até o local para verificar a denúncia de que homens com roupas camufladas assustavam moradores. Ao chegar no local, os agentes identificaram os dois corpos em frente a uma casa, sem roupas, com perfurações de armas de fogo e marcas de tortura.
As vítimas foram identificadas como Abraão Almeida e Maria Clara Silva, que não tiveram as idades divulgadas. O Departamento de Polícia Técnica realizou perícia e removeu os corpos das vítimas para necropsia. Nenhum suspeito foi identificado.
Chacinas em municípios baianos
Um levantamento realizado em parceria entre a Rede Liberdade e o grupo de pesquisa e extensão Clínica de Direitos Humanos do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), divulgado no final do ano passado, relatou que a Bahia foi o estado que registrou o maior número de casos de chacina entre Norte e Nordeste, em um período de 35 anos.
O município de Jequié apareceu em destaque nos casos de chacina registrados pelo estudo. Ao todo, foram 104 chacinas numeradas nos municípios de Salvador, Jequié, Lauro de Freitas, Serra Preta, Simões Filho e Vitória da Conquista.