• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Secretaria Municipal de Saúde participa do 'Dia D contra a Dengue' nesta sexta, em Salvador
Saúde

Secretaria Municipal de Saúde participa do 'Dia D contra a Dengue' nesta sexta, em Salvador

Campanha conta com ações de combate ao Aedes aegypti, iniciativas pessoas em residências e vacinação contra a dengue

Por Da Redação
Ás

Secretaria Municipal de Saúde participa do 'Dia D contra a Dengue' nesta sexta, em Salvador

Foto: Reprodução/Frame EBC

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador, informou que participa do "Dia D Contra a Dengue", e faz parte da campanha "Verão Sem Mosquito" nesta sexta-feira (13), nas localidades e ilhas dos 12 distritos sanitários. A megaoperação tem o intuito de combater o Aedes aegypti no mês em que se inicia o verão, período do ano em que é registrada uma maior proliferação dos focos.

As ações ocorrem por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que deve atuar na cidade, através da realização de inspeções zoosanitária, visitas domiciliares, tratamento, eliminação de criadouros do mosquito e atividades de bloqueio de transmissão de casos. A iniciativa também deve contar com salas de espera, entrega de panfletos e ações educativas em escolas, praças, nas ruas dos distritos e em algumas unidades de saúde.

O Ministério da Saúde (MS) informou que cerca de 75% dos focos dos mosquitos estão dentro das residências, por conta disso, a diretora da Vigilância da Saúde, Andrea Salvador reforçou que os órgãos de saúde contam com a participação da população, principalmente na prática de evitar água parada.

Além das ações de combate as endemias do CCZ, e das iniciativas pessoais de combate nas residências, a vacinação contra a dengue também esta ativa. O imunizante segue disponível em todas as salas de vacinação da rede, das 8h às 16h30, para o público alvo de 10 a 14 anos. Neste ano, desde 15 de fevereiro, dia em que a vacinação foi iniciada em Salvador, cerca de 85 mil doses foram aplicadas.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica (VIEP) municipal, de janeiro a novembro deste ano, foram contabilizados cerca de 1700 casos de dengue em Salvador. Esse registro representa uma redução de 77% em comparação ao mesmo período do ano passado.

As ações de combate serão realizadas durante todo ano. Em casos de suspeitas da doença ou imóveis abandonados com focos, o cidadão pode entrar em contato através do Fala Salvador 156.

Confira os locais em que as ações acontecem:

Centro Histórico: Praça Maria Felipa e Porto de Salvador;

Itapagipe: Centro de Saúde Virgílio de Carvalho e Centro Terapêutico Municipal Saúde Mental Rubin de Pinho;

São Caetano e Valéria: Praças de Fazenda Grande do Retiro e São Caetano e Estação do Metrô Campinas de Pirajá;

Liberdade: Ruas Major Cunha Matos e 1º Travessa São Domingos;

Brotas: Colégio Iraci Vaz Fagundes;

Barra e Rio Vermelho: Multicentro de Saúde Adriano Pondé e entre o Porto e o Farol da Barra;

Boca do Rio: Estrada do Curralinho;

Itapuã: Caminhada de conscientização e 1ª Travessa 3 de Maio, s/nº - São Cristóvão, quarteirão 130, nº 362;

Cabula e Beirú: Pernambués, Saramandaia, Resgate, São Gonçalo, Engomadeira, Cabula VI, Saboeiro, Doron, Narandiba e Conjunto ACM, Estrada das Barreiras;

Pau da Lima: Final de linha de Sete de Abril, Castelo Branco e Jardim Cajazeiras;

Cajazeiras: Rotatória Cajazeiras 8, Unidade de Saúde da Família de Palestina, Fazenda Grande 2 e Praça João Paulo 2;

Subúrbio: Ilha de Paramana e Ponta de Nossa Senhora e Praça da Revolução, Periperi.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário