Secretário da ONU entra em contato com o Brasil e elogia iniciativa de Lula por apelo de intervenção humanitária
António Guterres se colocou à disposição do Conselho de Segurança da ONU para debater a situação
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
O Palácio do Planalto informou na última quarta-feira (11) que o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, fez contato com o representante do Brasil na ONU, Sérgio Danese, elogiando a iniciativa do presidente Lula em publicar um apelo por uma intervenção humanitária, na região onde há conflito entre Hamas e Israel.
Em um comunicado nas redes sociais, Lula afirmou que as crianças não devem ser feitas de reféns, seja ela palestina ou israelense, e destacou que a intervenção humanitária deve acontecer com urgência assim como um cessar-fogo na região.
"Quero fazer um apelo ao secretário-geral da ONU, António Guterres, e à comunidade internacional para que, juntos e com urgência, lancemos mão de todos os recursos para pôr fim à mais grave violação aos direitos humanos no conflito no Oriente Médio", diz Lula na mensagem.
O Palácio do Planalto informou que durante a ligação, Guterres disse estar disposto a fazer uma apresentação ao Conselho de Segurança da ONU sobre a situação humanitária.