Secretário de Educação do Paraná é cotado para assumir MEC
Outros secretários estão sob análise para assumir ministério
Foto: Reprodução/Internet
Um dos nomes mais cotados para assumir o MEC (Ministério da Educação) é do secretário da Educação do Paraná, Renato Feder. A decisão, no entanto, ainda não está perto de ser tomada, já que há outros nomes estão sendo analisados pelo governo do presidente Jair Bolsonaro. A exoneração de Abraham Weintraub foi publicada no Diário Oficial do último sábado (20).
O presidente estuda ainda manter o secretário-executivo Antonio Paulo Vogel como interino por um tempo mais longo, a exemplo do que está fazendo no Ministério da Saúde, com o general Pazuello. Não foram descartados ainda para a pasta os nomes do atual secretário de Alfabetização, Carlos Nadalim e de Ilona Becskeházy, atual secretária de Educação Básica do MEC.
Feder foi nomeado para a pasta do Paraná pelo governador Ratinho Júnior, do PSD, partido que está na base de apoio de Bolsonaro no Congresso com a recente aproximação com o Centrão.
Renato Feder
Mestre em Economia pela USP (Universidade de São Paulo) e graduado em Administração pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Feder foi professor da Educação de Jovens e Adultos de matemática por dez anos, além de ter sido diretor de escola por oito anos.
Também foi assessor voluntário da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Aos 24 anos, em 2003, assumiu uma empresa de tecnologia, que se tornou bilionária. Deixou o cargo de CEO da empresa para assumir a secretaria do Paraná.