• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Secretário de Saúde tem expectativa de que taxa de ocupação de leitos fique abaixo de 75% neste sábado
Bahia

Secretário de Saúde tem expectativa de que taxa de ocupação de leitos fique abaixo de 75% neste sábado

Léo Prates também citou o trabalho da prefeitura em folgar uma margem de leitos após reabertura da 1ª fase

Por Da Redação
Ás

Secretário de Saúde tem expectativa de que taxa de ocupação de leitos fique abaixo de 75% neste sábado

Foto: Reprodução

O secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates, afirmou neste sábado (18) que prevê que a taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados à pacientes da Covid-19 fiquem abaixo de 75% a partir de hoje. A expectativa foi declarada em entrevista à TV Bahia. 

"É preciso entender que a taxa de ocupação de leitos de UTI é uma equação simples, que a gente aprende no colégio, onde o numerador é o numero de pessoas internadas em leitos de UTI, e o denominador é o numero total de leitos de UTI para coronavírus. Nós tínhamos no dia de ontem 474 pessoas em leitos de UTI, e 611 leitos, dando uma taxa de 78%. Se o numerador se mantiver estável de ontem para hoje, com a ampliação dos 20 (leitos) do Wet'n Wild e dos 25 da Fonte Nova, nós chegaremos entre 72% e 73% no dia hoje. Nossa expectativa é, no dia de hoje, quando a atualização da Sesab com relação aos leitos de UTI em Salvador for feita, a gente já esteja abaixo dos 75%, iniciando a contagem regressiva para a reabertura do comércio", falou Prates.

Prates também citou a possibilidade do número de infectados aumentar após a primeira fase de reabertura ser efetivada. Mas ressaltou que a capital baiana trabalha para que haja uma folga na margem de leitos.

"Nós abrimos 10 leitos a mais no [{Hospital] Municipal na semana passada, estamos abrindo 45 leitos em dois dias, 20 no Wetn' wild e 25, em parceria com a Sesab, na Arena Fonte Nova. Isso totaliza 55 leitos. Na segunda (20), eu quero abrir mais 10 leitos no [Hospital] Sagrada Familia, e até quarta-feira (22) mais 10 leitos no Hospital Salvador, totalizando 75 leitos. E até o final do mês, queremos abrir mais 10 leitos no Sagrada Família e 14 leitos no Salvador, totalizando uma expansão no mês de julho de 99 leitos, sendo 25 em parceria com o governo do estado. Então, nós estamos garantindo fazer a nossa parte para que, mesmo que haja um crescimento [no nº de casos], esse crescimento não seja impeditivo para o comércio se manter aberto", falou o secretário.

Ele ainda explicou que, após o comércio ser reaberto, só voltará a fechar se o índice de ocupação dos leitos chegar a 80%. "Nós estamos abrindo com 75% e só volta a fechar com 80%. E a nossa expectativa é poder abrir com 72% ou 73%, para aumentar ainda mais a margem, caso haja um aumento um pouco maior, e aí depois a gente conseguir a estabilização e abrir mais alguns leitos, para possibilitar a retomada da fase 2", acrescentou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário