• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Secretário especial de Fazenda diz que Reforma Federativa deve ser aprovada neste semestre
Política

Secretário especial de Fazenda diz que Reforma Federativa deve ser aprovada neste semestre

Ele classificou as discussões como “avançadas”

Por Da Redação, Agência Brasil
Ás

Secretário especial de Fazenda diz que Reforma Federativa deve ser aprovada neste semestre

Foto: Agência Brasil

Apesar do prazo curto e das eleições municipais no segundo semestre, o secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues disse nesta quinta-feira (23), que o primeiro semestre deverá terminar com as três propostas de emenda à Constituição (PEC) que tratam da reforma federativa aprovadas na Câmara e no Senado. Ele  classificou as discussões como “avançadas”.

Para o secretário, primeiro deve ser votada a PEC que desvincula R$ 220 bilhões parados em fundos públicos. Em seguida, a PEC emergencial, que permite a redução em 25% dos salários de servidores públicos em momentos de crise, e, por fim, a PEC geral do pacto federativo, que prevê, entre outras coisas, a repartição de até R$ 400 bilhões da União com estados e municípios nos próximos 15 anos.

Duas das três PECs tiveram o relatório lido na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O secretário disse acreditar que a proposta não terá tramitação difícil no Congresso apesar de a PEC do pacto federativo tratar de temas complexos, como a extinção de pequenos municípios e a fusão dos limites mínimos de gastos com educação e saúde.

O Conselho Nacional de Política Fazendária, que reúne os secretários de Fazenda dos 26 estados e do Distrito Federal, segundo ele, já deu aval para as três PECs. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário