Secretário-geral da ONU cita impactos gerados pela Guerra da Ucrânia e pede união internacional
Durante assembleia, o secretário-geral afirmou que a guerra traz morte, sofrimento humano e destruição

Foto: UNICEF/Anton Skyba
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, falou em sessão da Assembleia Geral sobre o relatório Agenda Comum, que o mundo sofre diversas crises geradas pela guerra da Ucrânia e que a resposta só será possível por meio de união internacional. O chefe das Nações Unidas citou ainda que "o mundo não pode aumentar os grandes desafios que enfrenta".
Guterres afirmou que a situação é marcada por pautas geopolíticas, tecnológicas e ambientais, que estão separando a humanidade em um momento em que precisa urgentemente de união. O secretário-geral ainda retificou que a guerra traz morte, sofrimento humano e destruição.
Durante a assembleia, o chefe da ONU pontuou outras ameaças e lembrou que uma cooperação internacional mais forte poderia ter evitado milhões de mortes causadas pela Covid-19 e suas consequências, que criaram crises e aumentaram a fome e a pobreza. Para Guterres, todos precisam trabalhar juntos para resolver os maiores problemas, “por meio de estruturas existentes, se forem adequadas ao propósito, e estruturas novas ou revigoradas, quando necessário”.
O gestor destacou que os confrontos também podem aumentar indiretamente a fome global. Ele explica que a Ucrânia é uma das maiores fontes mundiais de grãos, e a situação pode fazer com que os preços subam. Ele ainda pontuou que a o conflito está diretamente ligado à crise climática, demonstrando a dependência contínua de combustíveis fósseis.


