Secretário-geral da ONU está preocupado com a possibilidade do risco da Coreia do Norte retomar testes de armas
Kim Jong-un afirmou na terça-feira (31) que não cumprirá mais acordo "unilateralmente" com EUA
Foto: Reprodução/ Tv Globo
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, está "profundamente preocupado" com o anuncio do líder norte-coreano, Kim Jong-un, sobre a possibilidade da retomada de testes nucleares e balísticos, disse um porta-voz da ONU na quarta-feira (1º).
Na terça-feira (31), Kim Jong-un disse que “não há mais base para mantermos unilateralmente”, em relação ao acordo que foi interrompido e não serão realizados os testes nucleares, e que "o mundo vai testemunhar uma nova arma estratégica” em um “futuro próximo”.
Os comentários de Kim foram feitos durante uma conferência em Pyonyang que durou quarto dias e terminou no dia 31. No evento, o líder também fez criticas ao Estados Unidos por continuarem seus exercícios militares conjuntos com a Coreia do Sul e por fornecer ao Sul armas avançadas.
"Os Estados Unidos, longe de responder com as medidas apropriadas, realizaram dezenas de grandes e pequenos exercícios militares conjuntos, que seu presidente prometeu pessoalmente interromper", afirmou Kim.