Secretario João Brant diz que Elon Muk tem comportamento provocador
Além disso, considera a atitude como ‘apoio e guarida a golpistas'
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação da Presidência, João Brant, classificou a postura do dono da plataforma X, Elon Musk, como provocadora em relação ao embate com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A declaração foi feita na última terça-feira (9), durante entrevista a Globo News.
Brant acusou Musk de instrumentalizar sua rede social para objetivos políticos e econômicos. As críticas de Musk ao judiciário brasileiro foram interpretadas por Brant como um ataque à democracia nacional.
"Isso tem uma gravidade enorme, porque afeta uma parte do debate público no Brasil. Faz com que se tenha um espaço que era para ser uma esfera pública e democrática e está marcado por um viés, uma manipulação do debate público. Na prática, ele está dando apoio e guarida a golpistas", disse Brant.
O bilionário iniciou uma série de criticas contra Moraes após as decisões do STF sobre bloqueio de perfis na plataforma X e declarando desobediência às determinações do ministro, além de ameaçar reativar contas bloqueadas.
Para Brant, tais atitudes têm repercussões sérias no debate público brasileiro, influenciando negativamente a esfera democrática.
“Estamos falando de uma minoria que adotou discursos e práticas golpistas que vinham sendo expostas pelas delações e depoimentos que foram dados recentemente no âmbito das investigações do 8 de janeiro”, afirmou o secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação da Presidência.
A polêmica envolvendo Musk e Moraes colocou em evidência o projeto de regulamentação das plataformas digitais, aguardando votação na Câmara dos Deputados. Brant enfatizou a importância de o Congresso assumir a responsabilidade nesse processo, mencionando sugestões apresentadas pelo governo anterior.