Secretário lança app de celular com o objetivo de bloquear o aparelho e reduzir furtos e roubos
Ricardo Cappelli, afirmou que o celular é o "maior patrimônio" que as pessoas carregam consigo
Foto: Agência Brasil
O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, durante o lançamento do aplicativo destinado a acelerar o bloqueio de celulares, expressou o objetivo de transformar os aparelhos roubados em "pedaços de metal inúteis". Ele ressaltou que esta medida deve combater um dos crimes que mais afetam a sociedade brasileira, o roubo e furto de dispositivos móveis, que se tornaram o principal patrimônio diário das pessoas, em um cenário em que o uso do dinheiro físico diminuiu.
Denominado "Celular Seguro", o aplicativo já está disponível para navegadores como Google Chrome e Microsoft Edge, com previsão de lançamento para Android e iPhone (iOS) no dia seguinte ao evento. Sua funcionalidade permite que vítimas de roubo ou furto de celulares comuniquem várias instituições parceiras do governo, como a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e bancos, de forma simplificada.
A proposta visa reduzir o tempo que a vítima leva para notificar cada instituição, possibilitando um aviso simultâneo a várias entidades mas, não há garantia de bloqueio imediato. As operadoras de telefonia falam em um prazo de até 6 horas para encaminhar o pedido e, posteriormente, até 1 dia útil para o bloqueio efetivo da linha.