Segunda vacina contra malária recebe pré-qualificação da OMS

Imunizante promete fortalecer esforços contra a malária em crianças na África

Por Da Redação
Às

Segunda vacina contra malária recebe pré-qualificação da OMS

Foto: OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou a inclusão da vacina contra malária R21/Matrix-M em sua lista de vacinas pré-qualificadas, marcando um avanço significativo na prevenção da doença em crianças. Em outubro de 2023, a OMS recomendou essa vacina após avaliação positiva do Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas em Imunização e do Grupo Consultivo de Política de Malária.

A pré-qualificação não apenas facilita o acesso à vacina, mas também desempenha um papel vital na aquisição pelo Unicef e no suporte financeiro para implementação pela Aliança das Vacinas.

A R21 é agora a segunda vacina contra malária a receber a pré-qualificação da OMS, seguindo os passos da vacina RTS,S/AS01, que obteve esse status em julho de 2022. Ambos os imunizantes demonstraram segurança e eficácia em ensaios clínicos, apresentando-se como ferramentas poderosas quando combinadas com outras intervenções de controle da malária.

Considerando a alta carga da malária nas crianças da região africana, onde quase meio milhão morrem anualmente, a disponibilidade de duas vacinas recomendadas e pré-qualificadas pela OMS é vista como um passo crucial para enfrentar essa realidade. Em 2022, globalmente, foram estimados 249 milhões de casos de malária e 608 mil mortes em 85 países.

Desenvolvida pela Universidade de Oxford e fabricada pelo Instituto Serum da Índia, a vacina R21 está pronta para atender à demanda crescente por medidas preventivas. A pré-qualificação garante que as doses utilizadas sejam seguras e eficazes, conforme as condições de uso nos sistemas de saúde-alvo.

O diretor do Departamento de Regulação e Pré-qualificação da OMS, Rogério Gaspar, destaca a importância do processo, garantindo o acesso a produtos de saúde seguros, eficazes e de qualidade. A pré-qualificação da R21 inclui rigorosas avaliações de padrões internacionais, assegurando a segurança e eficácia contínuas por meio de reavaliações regulares, inspeções e testes direcionados. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário