Segundo a ONU, covid e outras crises provocaram retrocesso de 5 anos
Índice mede a expectativa de vida, o nível de educação e os parâmetros de vida dos países.
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Segundo um relatório da ONU divulgado nesta quinta-feira (8), a pandemia de covid-19, e outras séries de crises sem precedentes, provocou um retrocesso de cinco anos no progresso da humanidade e potencializou uma onda global de incerteza.
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) afirma que o Índice de Desenvolvimento Humano caiu de maneira consecutiva em dois anos, 2020 e 2021, pela primeira vez desde sua criação há 30 anos.
Este índice mede a expectativa de vida, o nível de educação e os parâmetros de vida dos países.
O Índice de Desenvolvimento avançou de forma sustentável durante anos, mas começou a cair em 2020 e prosseguiu com a queda em 2021. O documento aponta a pandemia de covid-19 como um dos principais motivos do retrocesso mundial, além de várias crises - políticas, econômicas e ambientais - que não deram tempo de recuperação para várias populações.
O retrocesso é global, afetando mais de 90% dos países do mundo, segundo o estudo. Suíça, Noruega e Islândia permanecem no topo da lista de Desenvolvimento Humano, enquanto Sudão do Sul, Chade e Níger aparecem nos últimos lugares.
Enquanto alguns países começaram a recuperação da pandemia, muitas nações na América Latina, África subsaariana, sul da Ásia e Caribe ainda não haviam se recuperado quando surgiu uma nova crise: a guerra na Ucrânia.