Senado pode finalizar votação da Reforma da Previdência em 60 dias, afirma presidente da CCJ
Na CCJ, tramitação da PEC deve durar entre 22 e 30 dias, nos cálculos da senadora Simone Tibet
Foto: Reprodução
A presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, Simone Tebet (MDB-MS), afirmou nesta quinta-feira (8), em coletiva, que o Congresso deve concluir a votação da Reforma da Previdência (PEC 6/2019) em questão de 60 dias.
Segundo Tebet, o Congresso realizará uma série de audiências públicas para subsidiar a análise pelos senadores a respeito da PEC. A presidente acredita que 60 a 70 dias são o suficientes para que o colegiado tome uma decisão.
Na CCJ, a tramitação da PEC deve durar entre 22 e 30 dias, nos cálculos da presidente do colegiado.
Mudanças e aprovação
Apesar de a presidente afirmar que há espaço para ouvir críticas à proposta e sugestões de mudanças, ela também cogita na possibilidade do texto ser aprovado sem alterações.
Segundo Simone, isso tornaria possível uma mudança ou acréscimos para uma reforma paralela, a fim de não atrasar a promulgação da reforma principal.
Na próxima quarta-feira (14), a CCJ já começa a entregar os requerimentos a serem apresentados pelos senadores para realização de audiências públicas. As audiências estão previstas para a semana seguinte. "Depois das audiências o relator já poderá entregar seu relatório e apresentá-lo, provavelmente na última semana de agosto" disse Simone.