Segundo consultorias, safra de soja do Brasil sofre novos cortes
As chuvas preocupam o andamento da colheita no Centro-Oeste
Foto: Arquivo/Agência Brasil
Segundo as consultorias AgRural e AgResource, a safra de soja do Brasil 2021/22 sofreu novos cortes em por causa da continuidade da estiagem no Sul, em janeiro. As chuvas preocupam o andamento da colheita no Centro-Oeste.
Um patamar de produção no país abaixo de 130 milhões de toneladas, visto pelas duas consultorias, será o foco de precificação do mercado, que tem tendência de alta devido ao encolhimento da safra no maior produtor e exportador global da oleaginosa.
Já a AgRural, alertou sobre preocupações relacionadas ao impacto de chuvas para o ritmo da colheita, que atingiu cerca de 10% até a semana passada.
Enquanto o Sul sofre com chuvas irregulares ou a ausência delas, as precipitações no Centro-Oeste evitaram que a colheita estivesse mais avançada após um plantio antecipado. As novas chuvas previstas para esta semana, indicam dificuldades para produtores tirarem a soja dos campos, especialmente para a região central do país.
Para o Rio Grande do Sul, as chuvas esperadas para esta semana são “bem-vindas”, principalmente para a soja mais tardia.
De acordo com a AgRural, até a última quinta-feira (27), 10,4% da área de soja estava colhida no Brasil, à frente dos 6,4% da média de cinco anos para o período.