• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Segundo OMS medidas simples podem reduzir 70% das infecções hospitalares
Saúde

Segundo OMS medidas simples podem reduzir 70% das infecções hospitalares

A boa higiene das mãos está entre as praticadas recomendadas pela organização

Por Da Redação
Ás

Segundo OMS medidas simples podem reduzir 70% das infecções hospitalares

Foto: Unsplash/Fran Jacquier

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou nesta sexta-feira, 06, que medidas como a boa higienização das mãos podem prevenir 70% das infecções em ambiente de cuidados de saúde.

Em 2020 e 2021, anos em que foi sentido o impacto da pandemia de covid-19, 11% dos países não tinham qualquer programa ou plano operacional para conter as infecções, 54% tinham planos que só eram aplicados parcialmente ou não eram executados, 34% tinham planos nacionais e apenas 195 tinham mecanismos de monitoramento de eficácia.

A agência das Nações Unidas lembra que pessoas internadas em unidades de cuidados intensivos e recém-nascidos são especialmente vulneráveis a infecções hospitalares e se beneficiarão de "bons programas de prevenção e controle de infecções". 

A OMS também cita "progressos encorajadores", com aumento do percentual de países como pontos focais para controle de infecções ou orçamentos específicos para formação de profissionais de saúde. 

Os países com rendimentos mais altos têm oito vezes mais probabilidade de avançar na aplicação dos seus programas do que aqueles com menos rendimentos, nos quais houve "poucos progressos" entre 2018 e 2021.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário