Segundo pesquisa, 28% dos jovens não voltarão às aulas após pandemia
Quase 50% dos estudantes manifestaram dúvida em fazer as provas do Enem 2020
Foto: Agência Brasil
Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (23) aponta que 28% dos jovens de 15 a 29 anos pensam em deixar os estudos quando as escolas e universidades reabrirem após pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
Em entrevista à Agência Brasil, o vice-presidente do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve) e coordenador da pesquisa "Juventudes e a pandemia do Coronavírus", Marcus Barão, disse que o processo visa construir uma base sólida de evidências que sejam capazes de apoiar tomadores de decisão das esferas pública e privada na formulação de políticas públicas e projetos “para e com a juventude no período de pandemia, tanto para o enfrentamento dos desafios de agora, como para a construção de perspectivas para o futuro”.
Cerca de 33.688 jovens que responderam ao questionário são oriundos de todos os estados da Federação e do Distrito Federal. Ainda de acordo com a pesquisa, quase 50% dos estudantes manifestaram dúvida em fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo os organizadores da pesquisa, isso significa um risco ao processo de pleno desenvolvimento da juventude nessa etapa-chave da vida.