Seis jovens processam operadora da usina nuclear de Fukushima após diagnóstico de câncer
Eles pedem R$ 29 milhões de indenização

Foto: Behrouz Mehri/Getty Images
Seis jovens, com idades entre 17 e 27 anos, estão processando a usina nuclear de Fukushima, no Japão, dez anos após o desastre nuclear. As vítimas desenvolveram câncer de tireoide e foram submetidos a cirurgias. Eles pedem 616 milhões de ienes como indenização, o valor equivalente a R$ 29 milhões na cotação atual.
O acidente nuclear de Fukushima ocorreu em 11 de março de 2011. Na ocasião, um terremoto desencadeou em um tsunami que acabou atingindo a usina. Segundo informações da BBC, à época, esses jovens tinham entre seis e 16 anos. Eles afirmam que desenvolveram o câncer de tireoide em decorrência da exposição à radiação. Ainda conforme a BBC, o advogado das vítimas disse que nenhum dos pacientes possuía histórico de câncer de tireoide e a maioria enfrentou grandes dificuldades com o diagnóstico.
Em entrevista à AFP, um porta-voz da usina Tokyo Electric Power Company, informou que está ciente da queixa, e pediu desculpas pelo acidente. "Expressamos nossas desculpas novamente por causar problemas às pessoas da sociedade em geral, incluindo os moradores da prefeitura de Fukushima, devido ao acidente". Além disso, o representante da empresa afirmou que "quando a reclamação legal chegar", ela será analisada detalhadamente e com atenção.