Tremor de magnitude 6,2 é registrado em Tonga, afetado por tsunami há doze dias
Até o momento, não há relato de vítimas ou danos a estruturas, e o alerta de tsunami não foi acionado

Foto: Reprodução/Agência Brasil
Um terremoto de magnitude 6,2 na escala Richter foi registrado próximo a Tonga, nesta quinta-feira (27). De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o tremor foi sentido às 3h40 no horário de Brasília.
O epicentro está localizado a 225 km da ilha de Pangai, uma das principais do país, e tem profundidade de apenas 4,2 km. Até o momento, não há relato de vítimas ou danos a estruturas, e o alerta de tsunami não foi acionado.
De acordo com o Centro de Alertas de Tsunamis no Pacífico, não existe perigo de ondas potencialmente perigosas nos arredores, qualificando o terremoto como “bastante pequeno”.
Desde a última semana, a região está sob alerta para novos abalos sísmicos por conta da erupção do vulcão Hunga-Tonga-Hunga-Ha’apai, que também gerou ondas de tsunami que atingiram ilhas da região. Três pessoas morreram e casas de uma ilha inteira foram destruídas.
Especialistas dizem que, provavelmente, essa foi a maior erupção já registrada em qualquer lugar do planeta em mais de 30 anos. Alertas de tsunami também foram emitidos desde algumas partes da Nova Zelândia, Japão e Peru, até os Estados Unidos e a Colúmbia Britânica do Canadá.