Seleções da Copa do Mundo não vão usar braçadeiras “OneLove” após determinação da Fifa
A associação afirmou que está “profundamente decepcionada” com a posição da Fifa e não deixaria passar despercebida
Foto: Federação Holandesa
Após decisão da Fifa, os capitães da Inglaterra, País de Gales, Bélgica, Holanda, Suíça, Alemanha e Dinamarca não usarão braçadeiras “OneLove”. Segundo a Associação Holandesa de Futebol (KNVB), a Federação deixou claro que o capitão Virgil van Dijk receberia um cartão amarelo se entrasse em campo usando a braçadeira como planejado.
“Você não quer que o capitão comece o jogo com um cartão amarelo. É por isso que é com pesar que nós, como grupo de trabalho da Uefa e como equipe, tivemos que decidir abandonar nosso plano”, disse a associação holandesa de futebol (KNVB) disse em um comunicado.
A associação afirmou ainda que está “profundamente decepcionada” com a posição da Fifa e não deixaria passar despercebida. “Isso é completamente contra o espírito do nosso esporte, que une milhões de pessoas”, disse a KNVB em comunicado.
“Juntamente com outros países envolvidos, analisaremos criticamente nossa relação com a Fifa”. A braçadeira foi projetada para transmitir uma mensagem “contra qualquer forma de discriminação”, disse a federação holandesa.
De acordo com as regras da Fifa, o equipamento da equipe não deve ter slogans, declarações ou imagens políticas, religiosas ou pessoais e, durante as Competições Finais da Fifa, o capitão de cada equipe “deve usar a braçadeira de capitão fornecida pela Fifa”.
Wales disse que os países envolvidos estavam preparados para pagar multas que normalmente se aplicariam a violações dos regulamentos de uniformes, mas as sanções esportivas foram um passo longe demais.