Semana de Moda de Nova York apresenta as novidades para o verão
A NYFW começou neste final de semana e vai até o próximo dia 11
Foto: Getty Images/Self-Portrait
A Semana de Moda de Nova York. que começou na última sexta feira e vai até o dia 14 de setembro, conta com desfiles das principais casas de moda do mundo, além de novos criadores que tem se destacado no cenário fashion. Esse ano, a NYFW está investindo para tornar os seus desfiles mais diversos, não apenas no casting de modelos e no line-up das marcas, mas também no processo administrativo do evento.
A novidade da temporada é a entrada do designer Virgil Abloh para o conselho que organiza o evento, diretor criativo da Off-White, e um dos poucos negros com cargo de chefia dentro dos movimentos da moda atual.
Na passarela, o designer Jeremy Scott, ultra queridinho das celebridades, seguiu a sua linha cheia de referências pop, com peças irreverentes e coloridas. Sua principal inspiração foi o universo retrô-futurista, com cara de anos 80. Muitas ombreiras, tecidos armados, camadas, cores iridescentes e materiais sintéticos dominaram suas criações.
O designer Christian Siriano trouxe para a passarela uma discussão super atual e relevante acerca do papel da masculinidade. Para isso, o estilista vestiu homens com modelagens tradicionalmente femininas, ressaltando o papel do vestuário no questionamento dos papéis sociais de gênero.
A pegada oitentista não apareceu apenas no desfile do Jeremy Scott. O jovem designer Christopher John Rogers, que fez sua estreia na NYFW no ano passado, também apostou nas referências retrô em sua coleção de verão. A pegada extravagante faz parte da personalidade do estilista, que já vestiu celebridades da música pop como Cardi B e SZA.
Também houve espaço para o natural e o minimalista na passarela. A marca Kate Spade NY, que perdeu a sua criadora em junho do ano passado, segue firme e forte mantendo a estética ultra feminina da designer. Para o verão, eles apostam em modelagens confortáveis e cores frescas.