Senado aprova convite a Mauro Vieira para explicar asilo de ex-primeira dama do Peru

Peru Nadine Heredia foi condenada por lavagem de dinheiro

Por Da Redação
Ás

Senado aprova convite a Mauro Vieira para explicar asilo de ex-primeira dama do Peru

Foto: Agência Brasil/Lula Marques

A Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou, nesta terça-feira (22), um convite para que o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, explique o asilo diplomático concedido à ex-primeira-dama do Peru Nadine Heredia, condenada por lavagem de dinheiro.

Como se trata de um convite e não de uma convocação, a presença do chanceler não é obrigatória. Ainda não há data definida para a audiência.

Peru concede salvo-conduto para ex-primeira-dama se asilar no Brasil

Oposição deseja investigação sobre asilo de ex-primeira-dama do Peru

Nadine Heredia, esposa do ex-presidente Ollanta Humala, pediu asilo ao Brasil em 15 de abril. No dia seguinte, desembarcou em Brasília em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).

A solicitação foi feita com base na Convenção sobre Asilo Diplomático de 1954, assinada por Brasil e Peru. Segundo autoridades peruanas, os dois países estão em diálogo sobre o caso.

O pedido foi apresentado no mesmo dia em que Heredia e Humala foram condenados a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro, acusados de receber recursos ilegais da Odebrecht e do governo venezuelano para as campanhas presidenciais de 2006 e 2011.

O requerimento para ouvir Mauro Vieira foi apresentado pelo senador Sergio Moro (União Brasil-PR), que defendeu mais transparência e responsabilidade na política externa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.