Política

Senado aprova Guilherme Patriota como representante do Brasil na OMC

Indicação foi relatada pelo senador Carlos Viana

Por Da Redação, Agências
Ás

Senado aprova Guilherme Patriota como representante do Brasil na OMC

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O Plenário do Senado aprovou por 44 a 6 votos, a indicação do diplomata Guilherme de Aguiar Patriota para o cargo de delegado permanente do Brasil junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) e a outras nove organizações econômicas, em Genebra, na Suíça. A indicação foi relatada pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG). 

“Quero aqui fazer referência à qualidade profissional, da capacidade, da experiência dos nomes que foram indicados recentemente para ocupar as embaixadas brasileiras. Percebi o quanto a diplomacia brasileira tem na sua formação um aspecto profissional e abrangente que representa com muita dignidade o povo brasileiro”, afirmou o relator.

O ministro de primeira-classe Guilherme de Aguiar Patriota nasceu em Genebra, em 1958, filho de pais brasileiros em missão oficial, o que lhe confere também a nacionalidade brasileira. Durante sua sabatina na Comissão de Relações Exteriores (CRE), na semana passada, Guilherme Patriota agradeceu ao governo sua indicação.

Comércio global

Fundada em 1995, a OMC conta com a participação de 164 países atualmente. O início da organização, ainda como um Acordo Provisório (GATT), se deu após a 2ª Guerra Mundial, com objetivo de reconstruir a economia mundial. O órgão contribuiu para a criação de um sistema de comércio internacional forte e próspero e, consequentemente, para o crescimento econômico global ao longo da história.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.