Senado aprova Guilherme Patriota como representante do Brasil na OMC
Indicação foi relatada pelo senador Carlos Viana
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
O Plenário do Senado aprovou por 44 a 6 votos, a indicação do diplomata Guilherme de Aguiar Patriota para o cargo de delegado permanente do Brasil junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) e a outras nove organizações econômicas, em Genebra, na Suíça. A indicação foi relatada pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG).
“Quero aqui fazer referência à qualidade profissional, da capacidade, da experiência dos nomes que foram indicados recentemente para ocupar as embaixadas brasileiras. Percebi o quanto a diplomacia brasileira tem na sua formação um aspecto profissional e abrangente que representa com muita dignidade o povo brasileiro”, afirmou o relator.
O ministro de primeira-classe Guilherme de Aguiar Patriota nasceu em Genebra, em 1958, filho de pais brasileiros em missão oficial, o que lhe confere também a nacionalidade brasileira. Durante sua sabatina na Comissão de Relações Exteriores (CRE), na semana passada, Guilherme Patriota agradeceu ao governo sua indicação.
Comércio global
Fundada em 1995, a OMC conta com a participação de 164 países atualmente. O início da organização, ainda como um Acordo Provisório (GATT), se deu após a 2ª Guerra Mundial, com objetivo de reconstruir a economia mundial. O órgão contribuiu para a criação de um sistema de comércio internacional forte e próspero e, consequentemente, para o crescimento econômico global ao longo da história.