Brasil

Senado aprova MP que libera despacho gratuito de bagagem em voos

Líder do governo na Casa, Carlos Viana (PL) acredita que medida impactará 'negativamente' no setor

Por Da Redação
Ás

Senado aprova MP que libera despacho gratuito de bagagem em voos

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (17), a Medida Provisória 1.089/2021, mais conhecida como "MP do setor aéreo", que prevê certas desburocratizações. A ação, de autoria do Executivo, foi aprovada pelo plenário da Casa, assim como um destaque que prevê o fim da cobrança obrigatória de taxas adicionais para despacho de bagagem.

O trecho, introduzido na Câmara dos Deputados, gerou polêmica e foi votado de forma separada, sendo aprovado por 53 votos a favor e 16 contra.

O texto da MP se coloca como um marco da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a fim de ampliar a eficiência do setor e contribuir para o desenvolvimento do mercado nacional.

A ação dos deputados de alterar o atual modelo de cobrança das bagagens mudou as pretensões inicialmente estipuladas pelo governo no desenvolvimento da matéria. Segundo o Palácio do Planalto, a emenda aprovada na Câmara, e agora no Senado, “prejudica e ofusca” o objetivo inicial proposto.

O senador Carlos Viana (PL), líder do governo no Senado, já havia se colocado contra o destaque. Nesta terça-feira (17), ele defendeu que a aprovação do trecho deve impactar negativamente o setor do transporte aéreo brasileiro, dificultando a entrada de empresas aéreas concorrentes e causando aumento nos preços das passagens.

“O sentimento de que os custos e preços estão elevados não pode ter como resposta uma medida para elevar os custos", disse. Na votação, o senador propôs cinco alterações no texto aprovado pelos deputados. Em razão disto, a matéria volta para aprovação na Câmara novamente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário