• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Senado aprova projeto que permite produção de vacinas da Covid em laboratórios veterinários
Saúde

Senado aprova projeto que permite produção de vacinas da Covid em laboratórios veterinários

Além de aval de Bolsonaro, iniciativa também é apoiada pela Anvisa e pelos ministério da Saúde e Agricultura

Por Da Redação
Ás

Senado aprova projeto que permite produção de vacinas da Covid em laboratórios veterinários

Foto: Reprodução/Ideal Pet Care

O Senado aprovou nesta terça-feira (27), um projeto para autorizar a produção de vacinas contra a Covid-19 em laboratórios veterinários. A articulação envolve as empresas e recebeu aval do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na semana passada. De acordo com as informações publicadas pelo Estado de São Paulo (Estadão).

O projeto é de autoria do senador Wellington Fagundes (PL-MT), relator da comissão de acompanhamento da Covid-19 no Senado, e autoriza que as plantas industriais destinadas à fabricação de produtos de uso veterinário sejam utilizadas para a produção de vacinas contra a Covid-19 no Brasil.

De acordo com a proposta, que além do apoio do presidente, também conta com a aprovação dos técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e dos ministérios da Saúde e Agricultura, a Anvisa terá sete dias para avaliar os pedidos dos laboratórios do agronegócio após o atestado dos requisitos técnicos para a produção.

O texto aprovado pelos senadores deixa claro que a produção de vacina humana nesses locais depende do controle e da fiscalização da autoridade sanitária federal. Em alguns casos, os técnicos podem exigir adaptações na fábrica para a produção do imunizante humano.

Com a estrutura pronta para a produção de imunizantes contra a febre aftosa, por exemplo, os laboratórios argumentam que é possível desenvolver as doses contra o coronavírus para uso humano. Além disso, as empresas também garantem que é possível produzir o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), que atualmente é o principal gargalo na demanda mundial.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário