• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Senado aprova projeto que pode aumentar valor da conta de luz na região Norte e Nordeste
Brasil

Senado aprova projeto que pode aumentar valor da conta de luz na região Norte e Nordeste

Proposta suspende normas da Aneel que reduziriam custo de um doa componentes da tarifa em 0,8%

Por Da Redação
Ás

Senado aprova projeto que pode aumentar valor da conta de luz na região Norte e Nordeste

Foto: Divulgação

A Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou nesta terça-feira (23) um projeto que suspende as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e pode aumentar a conta de luz dos consumidores das regiões Norte e Nordeste. 

O relator do projeto na comissão, senador Otto Alencar, deu parecer positivo em favor da proposta afirmando que as normas da Aneel são ''uma política ineficiente do ponto de vista de utilização dos nossos recursos naturais e equivocada''.

A proposta é de autoria do deputado Danilo Forte, e foi aprovada na Câmara dos Deputados em novembro de 2022. O projeto anula as mudanças feitas pela Aneel em relação ao cálculo do sinal locacional, que é pago pelo consumidor na conta de luz.

Essa tarifa remunera os empreendimentos de transmissão e assim, as empresas levam a energia dos geradores até os consumidores. Um ponto importante é a localização das usinas. Quanto mais próximas do local de consumo, menor será o custo da transmissão.

Como Norte e Nordeste se tornaram exportadores de energia para outras regiões, a Aneel mudou o cálculo – o que reduziria a tarifa para o consumidor, em média, em 0,8% (Nordeste) e 2,4% (Norte).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.