Brasil

Senado aprova projeto que restringe tatuagens para ingresso na Marinha

Medida proíbe tatuagens na cabeça, pescoço ou rosto

Por Da Redação
Ás

Senado aprova projeto que restringe tatuagens para ingresso na Marinha

Foto: Isac Nóbrega/PR

O Senado aprovou nesta quinta-feira (16), em votação simbólica,  um projeto de lei enviado pelo governo que proíbe o ingresso ao ensino da Marinha de pessoas com tatuagem na cabeça, pescoço ou rosto. A proposta também inclui cursos no Sistema de Ensino Naval (SEN) e reduz a idade de ingresso em quadros da Marinha de 36 para 35 anos. A matéria já passou pela Câmara e agora segue para sanção presidencial.

O Supremo Tribunal Federal (STF) impediu, em 2016, a vedação de tatuagens a candidatos a cargo público, mas abriu exceção para situações que violassem valores constitucionais. Como forma de contornar a regra, a redação do projeto aprovado pelo Congresso incluiu questões de segurança como justificativa para a proibição. "É vedado o uso de qualquer tipo de tatuagem na região da cabeça, do rosto e da face anterior do pescoço que comprometa a segurança do militar ou das operações, conforme previsto em ato do Ministro de Estado da Defesa", diz o trecho.

De acordo com o relator do projeto no Senado, Marcos do Val (Podemos-ES), a restrição "não é atípica ou desproporcional". No texto, ele  citou que a vedação é aplicada nos Estados Unidos e que "lá, assim como em outros países, esse contexto não é considerado ofensivo ao direito da liberdade de expressão".

Já é proibido o acesso à Marinha de quem tenha tatuagens com "alusão a ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas, a violência, a criminalidade, a ideia ou ato libidinoso, a discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo ou origem ou, ainda, a ideia ou ato ofensivo às Forças Armadas".
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário