• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Senado defende possibilidade de reeleição de presidentes das duas Casas do Congresso
Política

Senado defende possibilidade de reeleição de presidentes das duas Casas do Congresso

Maia já destacou que não tem ambição de se candidatar ao cargo

Por Da Redação
Ás

Senado defende possibilidade de reeleição de presidentes das duas Casas do Congresso

Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

Mesmo que Rodrigo Maia diga que não é candidato à reeleição como presidente da Câmara dos Deputados, o assunto continua em discussão. Tanto que nesta quarta-feira (26), a Advocacia do Senado Federal defendeu perante o Supremo Tribunal Federal (STF) a possibilidade reeleição para as presidências das duas Casas do Congresso, comparando-as com outros cargos eletivos, como prefeitos, governadores e o presidente da República. A Advocacia também alegou que se trata de uma decisão interna do Poder Legislativo.

O documento é endereçado ao ministro Gilmar Mendes, relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) proposta pelo PTB e que questiona tanto a reeleição de Rodrigo Maia como a de Davi Alcolumbre para o Senado. O partido destaca que a Constituição Federal proíbe a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente.

Ainda na última quarta, Maia destacou que não tem ambição de se candidatar ao cargo e negou que tenha conversado sobre o assunto com outro ministro da Corte, Alexandre de Moraes.

Eleições

Rodrigo Maia tem mandato como presidente da Câmara até 31 de janeiro de 2021. Ele foi eleito três vezes consecutivas. A primeira eleição foi para terminar o mandato no lugar de Eduardo Cunha, que renunciou do posto. Após o mandato-tampão, Maia se reelegeu com argumento de que não havia cumprido dois anos no cargo, como é o previsto no regimento interno da Casa.

Já Davi Alcolumbre se elegeu em 2019 pela primeira vez em uma votação polêmica, realizada num sábado e que desbancou um dos nomes tradicionais do Senado, Renan Calheiros, que desistiu de concorrer. Na época, o senador baiano Angelo Coronel (PSD) também disputou ao cargo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário