Senado define Mesa Diretora para o próximo biênio
Chapa única foi aprovada com 66 votos favoráveis
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Após a recondução de Rodrigo Pacheco à presidência do Senado, foram definidos nesta quinta-feira (2) os nomes que integrarão a Mesa Diretora da Casa pelo próximo biênio. Os nomes escolhidos serão os membros titulares da Mesa, os suplentes ainda serão definidos.
A votação desta quinta-feira (2), foi conduzida por Pacheco, tendo a chapa única aprovada por 66 votos "sim", 12 "não" e duas abstenções. O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve-se na 1ª vice-presidência. O senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou que, por acordo, a bancada do PT abriu mão da disputa pela primeira vice-presidência da Casa, que ficou com o MDB.
Ausência de mulheres
Durante a votação, a senadora Leila do Vôlei (PDT-DF) lamentou a ausência de senadoras na Mesa Diretora do Senado. A parlamentar afirmou entender que as escolhas fazem parte de acordos partidários, mas cobrou aos senadores a chance das mulheres terem maior participação política na Casa. A senadora Soraya Thronicke endossou as palavras da colega parlamentar.
Em respostas às senadoras, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou que "Não posso deixar de dar razão a vossas excelências", disse.
Veja como ficou a composição da Mesa Diretora do Senado:
Primeiro vice-presidente do Senado: Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB);
Segundo vice-presidente do Senado: Rodrigo Cunha (União Brasil-AL);
Primeiro secretário: Rogério Carvalho (PT-SE);
Segundo secretário: Weverton (PDT-MA);
Terceiro secretário: Chico Rodrigues (PSB-RR);
Quarto secretário: Styvenson Valentin (Podemos-RN).