• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Senado Federal celebra bicentenário com concerto e eventos especiais em Brasília

Senado Federal celebra bicentenário com concerto e eventos especiais em Brasília

Programação inclui seminário sobre democracia na era digital e sessão especial com autoridades e representantes de instituições

Por Da Redação
Ás

Senado Federal celebra bicentenário com concerto e eventos especiais em Brasília

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O Senado Federal celebra seu bicentenário com uma série de eventos especiais nesta segunda-feira (25), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). O destaque da programação é um concerto comemorativo intitulado “Senado 200 anos: uma jornada histórica rumo ao futuro”, que terá início às 20h, com transmissão ao vivo. O maestro João Carlos Martins conduzirá a Orquestra Bachiana Jovem SESI-SP, acompanhada de artistas convidados, em um repertório que inclui músicas de Chiquinha Gonzaga, Rita Lee, Tom Jobim, Chico Buarque e Luiz Gonzaga.

Além do concerto, o bicentenário do Senado contará com um seminário sobre os desafios da democracia na era digital, a partir das 9h, com aula magna ministrada pelo sociólogo espanhol Manuel Castells. Às 15h, uma sessão especial no plenário da Casa Alta reunirá autoridades como o ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira, o das Comunicações Juscelino Filho, o procurador-geral da República Paulo Gonet, ministros do Supremo Tribunal Federal, presidente do Superior Tribunal de Justiça e outros representantes de instituições como o Conselho Nacional de Justiça, a Confederação Nacional do Transporte, a Ordem dos Advogados do Brasil, o Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios, entre outros.

No início de março, o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, lançou medalhas comemorativas para o bicentenário, produzidas em prata dourada, prata e bronze, entregues a ex-presidentes do parlamento. Também serão lançados três selos postais em parceria com os Correios.

A história do Senado Federal, que teve três sedes ao longo do tempo, será relembrada durante os eventos. A primeira sede foi o Palácio Conde dos Arcos, no Rio de Janeiro, seguido pelo Palácio Monroe, até a transferência da capital para Brasília em 1960. Desde então, o Senado está localizado na cidade de Brasília, onde desempenha suas funções legislativas e representa um marco histórico na trajetória política do Brasil.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário