• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Índice de demissões em massa aumentam em 2023 com crescimento da inteligência artificial

Índice de demissões em massa aumentam em 2023 com crescimento da inteligência artificial

Pesquisa mostra que expectativas para 2024 são positivas co a queda da insegurança no mercado

Por Da Redação
Ás

Índice de demissões em massa aumentam em 2023 com crescimento da inteligência artificial

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O número de demissões em massa subiu em 2023 em relação ao ano anterior, de acordo com relatório da consultoria internacional Great Place To Work (GPTW). O estudo “Tendências de Gestão de Pessoas” mostra que 16,7% das empresas do país realizaram grandes rodadas de desligamentos, ante 12,4% em 2022.

Especialistas mostram diversos fatores para o movimento, como o avanço da inteligência artificial (IA), pressão dos juros elevados e reorganização das empresas após a crise da Covid-19.

O levantamento foi realizado entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024 com 1.864 respondentes de todo o Brasil e de organizações dos setores de Tecnologia, Indústria, Serviços e outros.

Daniela Diniz, porta-voz da pesquisa, destaca o efeito de demissões em massa, principalmente no setor de tecnologia, que tiveram grande demanda por profissionais durante a pandemia, mas que posteriormente enfrentaram mudanças nas estruturas.

“À medida que a pandemia foi arrefecendo, o retorno ao trabalho híbrido e presencial ganham força e a inteligência artificial entra no jogo, a demanda por aquele perfil de profissional que se buscou nos anos pandêmicos diminui e as empresas passam a reajustar seus quadros”, explica.

Para Manu Pelleteiro, especialista em gestão com pessoas, a alta se relaciona com rescaldos econômicos da pandemia, taxas de juros elevadas e aumento dos investimentos em tecnologia, entre outros pontos.

O setor tecnológico, que é um dos principais destacados pela pesquisa, viu cortes impulsionados por uma tendência que ele mesmo criou: a inteligência artificial (IA).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário