Brasil

Senado realiza sessão especial em homenagem às vítimas do Holocausto

Na sessão, foram ouvidos os relatos de dois sobreviventes do Holocausto, Gabriel Waldman e George Legmann

Por Da Redação
Ás

Senado realiza sessão especial em homenagem às vítimas do Holocausto

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O Senado realizou uma sessão especial de homenagem às vítimas do Holocausto nesta terça-feira (18). A data corresponde ao Yom HaShoá VehaGvurá, o Dia da Lembrança do Holocausto e Heroísmo, dedicado a rememorar os seis milhões de judeus assassinados pelo regime nazista da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. 

Na sessão, foram ouvidos os relatos de dois sobreviventes do Holocausto, Gabriel Waldman e George Legmann, que falaram da tribuna do Senado. A homenagem atendeu a requerimento do senador Jaques Wagner (PT-BA), feito em comum acordo com a Embaixada de Israel.

A sessão teve a participação do embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zohar Zonshine, do presidente do StandWithUs Brasil, André Lajst, e da coordenadora educacional do Memorial do Holocausto de São Paulo, Sarita Mucinic Sarue. Todos relataram experiências de familiares sobreviventes do Holocausto e ressaltaram a importância de cultivar a memória das vítimas e dos que lutaram contra o nazismo.

Tributos

Na abertura da sessão, Jaques Wagner, que presidiu a sessão especial, solicitou um minuto de silêncio em memória das vítimas do genocídio. O evento teve a participação do quarteto de cordas composto por Carlos Eduardo, Cássio Silva, Nícolas Guilherme e Thiago Francis, que tocaram canções judaicas, além do hino de Israel. 

Senadores, deputados, embaixadores de vários países e integrantes da comunidade judaica também participaram da sessão solene no Plenário. A fachada do Congresso Nacional também foi iluminada com a frase "Holocausto Nunca Mais" na noite desta segunda-feira (17). A iniciativa foi da Confederação Israelita do Brasil (Conib), com apoio institucional do Congresso.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.