Senado rejeita indicação de Lula para comando da Defensoria Pública da União
Governo terá que enviar outro nome
Foto: Agencia Senado
O Senado rejeitou a indicação de Igor Roque, indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para o comando da Defensoria Pública da União. Roque recebeu 38 votos contrários a sua nomeação, com 35 votos favoráveis e 1 abstenção.
Em maio, Igor Roque foi indicado para o cargo de defensor público-geral federal. Roque foi sabatinado em julho na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da casa, quando teve o nome aprovado por 20 fotos favoráveis, um voto contrário e uma abstenção. Agora, a nomeação será arquivada e o governo terá de indicar um outro nome.
O indicado é graduado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco. Foi procurador-federal entre 2011 e 2013, quando se tornou defensor público federal. Ele também atua como professor de Direito Civil no Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).
Senadores da oposição relacionaram o defensor a um evento realizado em setembro pelo órgão sobre saúde da mulher, em que foi discutido o aborto. Segundo membros da equipe do governo, bolsonaristas vêm fazendo campanha contra a indicação de Roque.