Senadores apresentam pedido de impeachment de Ernesto Araújo nesta segunda-feira (29)
Coleta de assinaturas começou a ser feita neste domingo (28)
Foto: Reprodução/Agência Brasil
Os senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentam nesta segunda-feira (29) ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de impeachment contra o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, por crime de responsabilidade. De acordo com as informações publicadas na coluna de Guilherme Amado, da revista Época, os dois começaram a coletar neste domingo (28) assinatura de senadores para subscreverem o pedido.
A Constituição estabelece que cabe ao STF processar por crime de responsabilidade os ministros de Estado. O documento afirma que Ernesto Araújo "vem conduzindo de maneira desastrosa" o Itamaraty, "causando enorme prejuízo para a população brasileira e afetando gravemente a imagem do Brasil no cenário internacional". Entre os crimes de responsabilidade de que Araújo é acusado, estão:
- Ato de hostilidade contra a China, ao tratar a Covid-19 como "vírus chinês e "comunavírus", bem como sair em defesa institucional do deputado Eduardo Bolsonaro, imputando ao governo chinês os rótulos de ofensivo e desrespeitoso;
- Agir de maneira indecorosa, indigna e incompatível com a honra do cargo, especialmente a partir de março de 2020, período inicial da pandemia;
- Deixar de empreender os esforços necessários no plano internacional para conseguir as vacinas e os respectivos insumos em quantidade suficiente e em tempo hábil.