Senadores baianos votam a favor da PEC que limita poderes do Supremo
Voto de Jaques Wagner racha liderança do governo no Senado
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado/ Marcos Oliveira/AgSenado/Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Indo contra a posição dos aliados, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), votou a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita o poder do Supremo Tribunal Federal (STF) na quarta-feira (22). Essa decisão surpreendeu ministros e causou um racha na liderança do governo, uma vez que todos os outros membros do PT votaram contra a proposta.
Dois outros senadores baianos seguiram o voto do líder do governo na Casa: Ângelo Coronel (PSD-BA) e Otto Alencar (PSD-BA). A proposta obteve 52 votos a favor e 18 contrários em ambos os turnos de votação, ultrapassando o mínimo necessário de 49 votos para aprovação. Agora, a PEC avança para a votação na Câmara dos Deputados.
Senadores acreditam, agora, que o governo terá mais facilidade para aprovar as propostas que aumentam a arrecadação, como a tributação dos fundos fechados e offshores. No entanto, o Supremo pode ser menos amigável com o governo a partir da aprovação.
O Farol da Bahia entrou em contato com o senador Otto, mas não obteve retorno. Também não conseguimos contato com Wagner e Coronel.