Serasa Experian: 12 mil empresas saíram da inadimplência em janeiro
A maior parte das dívidas foram do segmento “Outros”, que engloba Indústrias, Terceiro Setor e Primário
Foto: Reprodução/Agência Brasil
Um levantamento realizado pelo Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian revelou que, em 2023, 12 mil empresas deixaram o cadastro de devedor em comparação com o mês anterior. O montante passou de 6,44 milhões em dezembro de 2022 para 6,42 milhões em janeiro.
A maior parte das dívidas foram adquiridas no segmento “Outros”, que compreende Indústrias, Terceiro Setor e Primário, conforme o relatório.
De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a movimentação financeira de dezembro permitiu um fôlego em janeiro. “É característico do final do ano as pessoas estarem mais dispostas a gastarem, principalmente pelo pagamento do 13º salário. Como consequência, os caixas das empresas melhoram e isso pode explicar a melhora do cenário de inadimplência dos negócios no país”.
Em análise nacional, foi verificado que 53,6% das empresas negativadas eram do setor de Serviços, 37,4% do Comércio e 7,7% da Indústria. As instituições do setor Primário representam 0,8% e Outros, que engloba Financeiro e Terceiro Setor, fechou o ranking com 0,4%.
Três estados do Sudeste lideraram o ranking de inadimplência em janeiro, segundo o Indicador de Inadimplência das Empresas por Unidades Federativas (UFs). São eles: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, respectivamente.