• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Serra gaúcha deve acumular prejuízo de meio bilhão de reais no turismo devido às enchentes
Brasil

Serra gaúcha deve acumular prejuízo de meio bilhão de reais no turismo devido às enchentes

Expectativa é de que cenário tenha uma melhora somente a partir do mês de julho

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Serra gaúcha deve acumular prejuízo de meio bilhão de reais no turismo devido às enchentes

Foto: Reprodução/RBS

As chuvas que afetam mais de 90% das cidades do Rio Grande do Sul devem causar um prejuízo de meio bilhão de reais no turismo da região até julho. A estimativa é do Sindicato do Turismo da Serra Gaúcha.

Apesar dos principais pontos de visitação da região das Hortênsias, que incluem Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula, não terem sido atingidos diretamente pelas chuvas, as enchentes fecharam estradas e aeroportos que atendiam essas localidades.

"Acreditamos que os prejuízos devem chegar perto de R$ 550 milhões até julho, caso o aeroporto Salgado Filho não volte a operar. A gente espera que a situação para o turismo possa melhorar com o cessar das chuvas, a reabertura do aeroporto de Porto Alegre e a recuperação da malha rodoviária", afirmou o presidente do sindicato, Cláudio Souza.

Só no mês de maio, a expectativa é que a região acumule um prejuízo de R$ 150 milhões. Souza indica ainda que os municípios serão "muito impactados" até meados de junho, com expectativa de recuperação a partir do mês seguinte.

O turismo é uma das principais fontes de renda para os trabalhadores e impulsiona a economia em muitos municípios desta região do estado. Um exemplo notável é Gramado, onde o turismo responde por 86% da atividade econômica.

Com a tragédia climática, a realidade na cidade é bem diferente nos dias atuais. "No momento, temos uma taxa de ocupação no município de 12%. Este valor está muito abaixo dos 60% que costumamos registrar nesta época do ano", lamenta o secretário de Turismo de Gramado, Ricardo Reginato.

Reabertura de aeroportos

Para ajudar na retomada do turismo e da economia local, a Infraero se prepara para assumir a operação de alguns aeroportos da região, como é o caso do aeroporto de Caxias. A ideia é que o equipamento sirva como uma alternativa para receber voos comerciais impedidos de usar o aeroporto internacional Salgado Filho, em Porto Alegre.

Além do aeroporto de Caxias, outros dois podem ter intervenção do órgão federal para passar a atender a demanda por voos comerciais, são eles os equipamentos de Canoas e Canela.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário